Quem é o TDM
A Tarde das Mulheres é um projeto de networking, conexão pessoal e apoio de mulheres para mulheres.
Foi criado por Elisângela Souza, Diretora Consultora e especializada em Recursos Humanos.
Os encontros ocorrem desde setembro de 2017 em diversos locais, sempre com o apoio e suporte de mulheres empreendedoras, donas de negócios e mulheres de diversos cargos e categorias de negócios.
Promovemos palestras, novidades, parcerias e, claro, novos negócios!
Hoje dividimos as palestras em três dimensões:
Em que acreditamos
Acreditamos que mulheres são protagonistas de suas vidas e podem ocupar todos os espaços dos negócios.
A troca de histórias que é realizada entre mulheres permite que elas se ajudem a percorrer caminhos mais tranquilo no trabalho, assim como receber dicas que possam melhorar suas vidas pessoais e profissionais.
Essa troca é mais rica que qualquer conversa com um homem ou uma pessoa sem a conexão feminina que as une.
É isso que acreditamos e que promovemos em nossos encontros: palestras, ensinamentos, workshops, rodas de conversa e networking. São conexões que começam em nossos encontros e só crescem.
Quem são as mulheres por trás do TDM
trajetória
“Como está o mundo feminino nos negócios?” Essa foi a pergunta que a Elisângela Souza fez ao sair do atual trabalho formal para empreender e a aconselharam a procurar rodadas de negócios, reuniões de negócios e networking. Outro conselho que deram era que “mulher ajuda mulher”, e ela resolveu seguir nesse caminho.
Contudo, nos grupos que participou, ela via palestras onde homens ensinavam diversas coisas sobre comportamento e negócios para os grupos de mulheres, ou as organizadoras das palestras focavam apenas no sucesso e não no percurso e nas dificuldades encontradas para chegar no sucesso. Havia pouca abertura para as mulheres falarem sobre suas experiências e isso deu um estalo na mente da nossa Eli.
Surgia ali um grupo para dar voz às mulheres que empreendem, um local em que elas pudessem falar, serem acolhidas e contassem exatamente suas trajetórias para que inspirassem outras mulheres.
O primeiro encontro acontece em 23 de setembro de 2017 na casa da mãe da Elisângela, onde ela também morava, e contava com 10 mulheres. Depois desse dia, os encontros eram marcados mensalmente e nunca mais esses encontros pararam.
A cada mês uma mulher era escolhida para contar sua história e quem tinha seu próprio negócio poderia expor mediante doação de um brinde para sortear no dia.
O grupo tem mais de cinquenta mulheres nas reuniões, começaram as buscas de locais parceiros, e foram fechadas parcerias com escolas de idiomas, academias e espaços de coworking.
Foi realizado o 1º grande encontro para mais de 200 mulheres numa chácara em Ribeirão Pires, tudo conquistado através de parcerias firmadas ao longo do tempo.
Com o distanciamento social também foram organizados encontros online com transmissão ao vivo na página do Facebook e também foram convidados alguns homens para gerar encontros mistos.
A Comendadora Lilian Fernandes sugeriu a publicação de um livro contando as histórias das mulheres que passaram por nossos encontros, de forma a agregar mais valores para elas. O livro será publicado em breve.
Participação da Coletânea “Quais de Mim Você Procura?” de Kátia Teixeira, em que Elisângela é Coordenadora de Obra e traz histórias de mulheres fantásticas.
Em 21 de outubro de 2022, através dessa coletânea, a Elisângela ganhou uma condecoração como Embaixadora na Divine Académie, em Paris.
Essa coletânea também entrou para o Guinness Brasileiro como a “Maior liga de escritoras investidoras em prol de mulheres vulneráveis” com distribuição de livros gratuitos.
Com a volta dos encontros presenciais, os encontros se expandiram e hoje há um núcleo em cada cidade do ABC.
Início da parceria com Sacada Mkt Digital: a Tarde das Mulheres ganhou um logo e um processo de registro de marca.
Início da parceria com Mundo Web Produções e Sacada Mkt Digital, que construíram o site institucional da Tarde das Mulheres.